segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fórum Permanente pela Cultura - Ato pela implementação da lei municipal de incentivo à cultura

Na manhã desta quarta (23) foi realizado um ato em prol da implementação da lei municipal de incentivo à cultura, que cria o Programa Municipal de Apoio à Cultura (PROMAC), que foi elaborada, aprovada e sancionada em 2007, mas que nunca foi posta em atividade.



Em 2007 a lei passou por todas as esferas do poder municipal conseguindo pareceres favoráveis de todos os órgãos como: Secretarias de Planejamento, de Administração, de Finanças e Procuradoria Geral da prefeitura, além de aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Então a lei foi sancionada pelo Prefeito Cícero Almeida, mas nunca foi implementada. Na época, o Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural era Marcial Lima.



A concentração para o ato, que visava uma audiência com o prefeito Cícero Almeida, aconteceu desde às 8h ao lado do prédio da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. Por volta das 10h, ocorreu uma pequena passeata até a frente da Prefeitura, na Rua Sá & Albuquerque. Uma comissão do movimento foi recebida pelo Secretário do Gabinete do Prefeito, Pedro Alves, que mostrou-se sensível e inteirado sobre o tema.





O Fórum Permanente pela Cultura (FPC) reúne-se todas as terças às 10h, no Centro de Belas Artes de Alagoas (CENARTE), na Rua Pedro Monteiro, 108, Centro, e trata da discussão do desenvolvimento cultural em Maceió e em Alagoas, e possui um blog: pelacultura.blogspot.com












                                                




                                                                                     

Carnaval na Periferia de Maceió. Muitas alegrias nas ruas de São Jorge e Grota do Arroz

Bloco Seguidores de São Jorge 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dia 25 Previa do Carnaval de Maceió

Pólo Tia Marcelina

A nossa ancestralidade é quem comanda o passo...
No dia 25 de fevereiro, sexta-feira, 20h, A Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana fará cortejo pelas ruas de Jaraguá. O cortejo sairá do Espaço Coletivo AfroCaeté, Rua Barão de Jaraguá,  nº 381, e seguirá pela Avenida da Paz em direção a Praça dois Leões.

Articulação levará às ruas centrais de Maceió a força e o encanto da cultura popular e afro-alagoana. No cortejo estarão presentes o Maracatu Nação Acorte de Airá (Palácio de Airá), o Coletivo AfroCaeté, o Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé) o Boi Excalibur (Quilombo Jacintinho), Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara), o Núcleo Cultural da Zona Sul/ Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul e o  Quintal Cultural. Durante o cortejo os grupos homenagearão Tia Marcelina, ícone da cultura negra em Alagoas, e pedirão respeito à diversidade cultural e religiosa.

O cortejo conta ainda com a participação especial do percussivo Pau e Lata, do Rio Grande do Norte. Os grupos que compõem o cortejo fazem parte da Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana. A Articulação é formada por diversos grupos culturais e membros da sociedade que valorizam, divulgam e ajudam a fortalecer a história e a cultura do Estado. O objetivo do trabalho da Articulação é o fomento de valores da cultura popular e afro-alagoana como alternativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

29 de janeiro dia Visibilidade Trans em Alagoas

O Dia da Visibilidade Trans foi realizado pelo Pró - Vida que é um grupo que trabalha com Travestis, Homossexual em Maceió-Al, no Seminario contamos com as presença de varios representação da Sociaedade Civil, Coordenadoura do Programa Estadual DST/AIDS - Fatima Rodrigues, Secretaria do Estado da Mulher, e Direitos Humanos e Cidadania - Katia Born entre outros.





 



Fatima Rodrigues Coordenadoura do Programa de DST/AIDS - AL, sendo homenageada e recebendo das mão de Fabiola Silva recem chegada da Europa uma das fundadoura do Próvida.





A mesa foi composta por; Dino Alves Presidente do Pró-vida, Fatima Rodrigues Coordenadoura do Programa Estadual de DST/AIDS - AL, Fabiola Silva ex- presidente do Pró-Vida, Katia Born Secretaria do Esatdo da Mulher e Direito Humanos e Cidadania-AL, Jade Presidente do Grupo Metamofosi de Santa Luzia do Norte-AL, Nildo Correia Presidente do Grupo Gay de Alagoas-GGAL, Rafael Coordenador do Núcleo de Homossexual da Secretaria do Estado da Mulher e Direito Humano e Cidadania.














Agente tambem fizemos presente nesse dia tam importante para esse seguimento.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carnaval na Periferia de Maceió

Primeiro ano do Bloco Carnavalesco Seguidores de São Jorge, que será realizado no dia 27 de fevereiro concentração a partir das 10:00 no bairro de São Jorge com participação da Banda de Frevo e muito mais.

Vendas de Camisas:
Mercadinho JB - Grota do Arroz
Mercadinho do Lar - São Jorge
Associação de Moradores do Lot. Santo Ornofe - Grota do Arroz
Palácio de Airá - Grota do Arroz

VALOR $ 10,00 reais

Organizador  Josafa

Mais informações ligue 3375-9257 / 8101-8777

Carnaval com Nicinha não esquerça a Camisinha!

Nesse carnaval se cuide pos o vírus do HIV quer compromisso com Voçê!.

Não queiras compromisso indesejável, use sempre camisinha em qualquer situações.






Carnaval é uma brincadeira, brinque com segurança e responsabilidade.

Eu amo mais uso camisinha! 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ensaio da previa do Carnaval de Maceió

Nação do Maracatu Acorte de Airá de Alagoas

O nosso passado histórico, de base escravogista, condenou a população negra à posições desfavoráveis em todas as instâncias da vida social, sob muitos aspectos não no parece fácil deduzir as consequências efetivas do episódiode 1912  para as diferentes manifestações culturais uma historia repleta de dores, humilhações, sangue e homofobia imposta aos afro-descendentes na Quebra de Xangô de 1912, desencadeada contra as formas negro-africanas na cidade de Maceió, organizada pela denominada Liga dos Republicanos Combatentes.

Sabemos, contudo que algumas delas foram conduzidas ao total desaparecimento, como os maracatus vinculados as casas de axé em Maceió. Sabemos que a cultura do povo está baseadaem suas tradições, porém ultimamente muitos dos nossos costumes costumes e crenças estão desaparecendo, perdendo lugar para o processo de aculturação exercida por comunidades dominantes descompromissadas com a manutenção deste e difusão destes bens, por esta razão é necessário que cada momento estejamos exercitando e reafirmando nossa verdadeira identidade cultural, pois a alto estima do povo se mede e depende do conhecimento e auto-aceitação de suas origens, neste sentido a Nação do Maracatu Acorte de Airá, surge como uma possibilidade de colaboração no processo de valorização de nossas raízes e consequentimente o fortalecimento dos nossos traços culturais.
Promover o acesso dos Jorvens e Adolescentes as expressões artísticas da cultura negra, bem como o conhecimento dos valores artísticos.

Sob a Proteção dos Orixás

É um trabalho inovador do Filhos do Axé/Palácio de Airá, com iniciativa de trabalhar com os adeptos(as) das Religiões de Matriz Africana de Alagoas, na prevenção de DST/AIDS.

Objetivo é reduzir a incidência de infecção pelo HIV/AIDS e outras DSTs entre os adeptos(as) do candomblés. Transmitir aos adeptos as informações corretas sobre as formas de prevenção as DST/AIDS e doenças infectas e contagiosas e formar multiplicadores de saúde na prevenção.

Convênio com a Secretaria de Saúde de Alagoas-Programa Estadual e Municipal de DST/AIDS, Programa Nacional de DST/AIDS. 

Saúde em Ponto de Linha

 O projeto que tem como desenvolvimento sustentável pois tem em seu bojo a aprendizagem e o trabalho efetivo e proporcionar e melhorar a qualidade de vida do público alvo.

Objetivo resgatar através de mecanismos de aprendizagem e produção o potencial social, o retorno as atividades laborais efetiva melhoria da qualidade de vida com todas as conotações e implicações sociais e econômicas, culturais, familiares e individuais daspessoas que vive e convive com HIV/AIDS.

Voçê pode participar tambem!