quarta-feira, 11 de julho de 2012

HISTÓRICO DA EXPERIÊNCIA NO MOVIMENTO SOCIAL


Everaldo Geraldo de Melo, conhecido por Doté Elias, é natural de Recife e veio para Maceió em 1990, quando ainda era criança junto com sua família, e viveu sua juventude no bairro da levada de forma simples, porém honesta. No ano de 1994 ingressou no candomblé por necessidade ancestral cumprindo com suas primeiras obrigações. Em 1999 foi iniciado para Vodunsi. No ano de 2008, recebeu os direitos religiosos para exercer a função de sacerdote, onde recebeu o titulo de Doté.
Sua Militância no Movimento Social em Maceió – AL.

Segmento LGBT:
Em 2002, teve sua primeira experiência no movimento LGBT, onde participou voluntariamente do projeto “Maceió é Gay Demais” realizado pelo Grupo Gay de Alagoas – GGAL, onde observou a necessidade de trabalhar as políticas publicas para os Afros LGBT’s e adeptos do Candomblé, onde fundou o Grupo Gay Afro Descendente Filhos do Axé em 2003.

Em 2004, participou da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis – ABGLT,
sendo titular desta Associação que tem como objetivo assegurar os Direitos Humanos e Cidadania aos homossexuais.

Movimento Negro:
Em 2005, participou do Fórum de Entidades Negras de Alagoas – FENAL, onde deu sua contribuição para o fortalecimento das Políticas Públicas e Ações Afirmativas nos Direitos da População Afro Alagoana.

Em 2006, participou da fundação do Fórum Permanente da Educação e Igualdade Racial - AL que trabalha a lei 10.639 nas escolas:

Segmento da Saúde:
Em 2007, foi membro suplente do Conselho Municipal de Saúde de Maceió, que congrega as Organizações Governamentais e da Sociedade Civil para elaboração, implantação e implementação das políticas de Direito Humanos em Saúde. Além de acompanhar e investigar denúncias de violações aos direitos humanos em Maceió.

Em 2004, participou do Fórum Alagoano de ONGs/AIDS onde foi titular deste fórum que congrega Organizações da Sociedade Civil – OSC que trabalham na prevenção as DST/HIV/AIDS e assistência as pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS.

Movimento Cultural:
Em 2009, fundou o Maracatu Nação Acorte de Airá e foi coroado em 2011, com objetivo de resgatar e valorizar a cultura afro em nosso estado. Buscando inserir as crianças, jovens, adolescentes e idosos no universo cultural, e levar ocupação através das Oficinas Temáticas, Confecções de Instrumentos e Adereços do Maracatu, Danças, criações de Loas (músicas do maracatu) e apresentações em vários locais.

Em 2010, participou do Múltiplos Olhares pela Cultura Popular e Afro Alagoana, um espaço de fortalecimento e construção de políticas públicas para grupos afro culturais que vivem na periferia de Maceió.

Participação em Eventos Sociais:
X Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Travestis – Maceió – 2001;
XI Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Travestis – Manaus – 2003;
V Encontro Regional de ONG/AIDS – Maceió – 2003;
13º Encontro Nacional de ONG/AIDS – ENONG – Curitiba – Paraná - 2004;
I Conferencia Estadual de Direitos Humanos – Maceió – 2004;
I Congresso da ABGLT – Curitiba – Paraná – 2005;
VI Encontro Regional de ONG/AIDS do Nordeste - 2005;
I Seminário AIDS e Religião – Brasília – 2006;
I Seminário Saúde Afro-descendente em Alagoas – 2006;
I Conferencia Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Brasília – 2005;
II Congresso da ABGLT – Maceió – 2006;
Seminário Múltiplo Olhares pela Cultura Popular e Afro Alagoana – 2010;
14º Conferencia Nacional de Saúde – Brasília - 2012;
Congresso de Cultura Afro Brasileiro em Alagoas – 2012.

O Doté Elias é um Militante atuante no Movimento Social em Maceió – AL participa ativamente de reuniões, palestras e articulações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos. Acredita que as leis contra discriminação e as políticas públicas de inclusão são importantes no combate ao racismo, homofobia e a Intolerância Afro Religiosa, portanto o Doté Elias dedica grande parte do seu tempo num trabalho de “advocacy” junto aos parlamentares para aprovação das mesmas.

“Eu sou do axé! E meu Voto é do Doté!
Eu tenho Fé! E Voto no Doté!
Sou das Minorias! Mais Voto no Doté Elias!”

 Vereador por Maceió 40.012 um Vereador diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário