terça-feira, 27 de setembro de 2011

VII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE/AL

A conferência tem como o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" 

De 26 a 29 de setembro acontece em Maceió a VII Conferência Estadual de Saúde (COESA). O objetivo do evento é discutir as propostas elaboradas durante as conferencias municipais realizadas pelos 102 municípios alagoanos.   A iniciativa visa melhorar as condições de acesso à saúde pública.

A conferência, que tem como o tema "Todos usam o SUS! SUS na  Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A abertura, que contará com a participação de gestores de saúde, delegados eleitos na etapa municipal, irá acontecer na próxima segunda-feira (26) a partir das 19h.

As propostas que serão discutidas são oriundas dos deb ates e deliberações realizadas nas conferências municipais. Na ocasião, serão discutidos temas como a regulamentação da emenda 29; ampliação dos recursos da atenção básica; reavaliação do sistema de regulação de leitos; consultas e exames pelo Sisreg; capacitação permanente para conselheiros de saúde; preconização dos direitos trabalhistas dos servidores da saúde; e a não terceirização da saúde, entre outros.

"A descentralização foi fundamental para a eficácia na implantação do sistema, mas o papel dos municípios, dos estados e da União precisa ser aprimorado e com esforço conjunto dos três entes federativos. Todos os dias, os gestores enfrentam imensos desafios para garantir esse direito à população", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

O secretário destacou, ainda, que 95% da população dependem exclusivamente do SUS e que o compromisso dos gestores é garantir que esse direito conquistado pela sociedade brasileira, seja exercido plenamente pelo nosso povo.

"Por isso que ressalto a importância das conferências municipais para debater as questões da saúde, e também é uma boa oportunidade de aproximar a sociedade das questões que envolvem o setor, porque muitos  delegados representam os usuários do SUS", afirmou Toledo.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre,  as propostas que serão expostas na Conferência Estadual serão levadas também para Nacionalrealizada no dia 31 de novembro até 4 de dezembro, em Brasília.

"Estamos vivendo a consagração do controle social em Alagoas. Pela primeira vez na história deste estado, 100% dos municípios conseguiram realizar as Conferências de Saúde em suas cidades. Este é um marco que só foi possível através de uma sintonia entre o Conselho Estadual de Saúde (CES) e os Conselhos Municipais de Saúde, além de outros parceiros, obviamente. Temos o orgulho de ser hoje referência nacional em mobilização e articulação, pois somos um dos poucos estados brasileiros que conseguiram atingir o total de participação de seus municípios", disse  Benedito Alexandre.

VII COESA terá 600 delegados, sendo 50% representantes dos usuários, 25% de profissionais de saúde, 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde, totalizando 532 eleitos nas 102 conferências municipais de saúde, 32 conselheiros estaduais e 36 representantes de órgãos de governo, entidades e instituições de abrangência e representação estadual.

Fonte: Com Ascom Sesau